A nossa atividade agrícola com fornecedores assenta no cultivo e processamento de cereais, oleaginosas, produção de óleo vegetal, trigo, açúcar, milho, leite em pó, frango, peixe e carne certificada “Hallal”.
Tendo como principal fonte de abastecimento o Brasil que, por suas prósperas terras agrícolas, é um dos maiores produtores desses produtos no mundo.
Hoje o maior produtor de açúcar do mundo, o Brasil exporta cerca de 17,7 milhões de toneladas de açúcar para outros países, o que representa quase 40% do açúcar comercializado no mundo.
A indústria da carne é extremamente importante para o Brasil e ajuda a movimentar a economia brasileira de forma muito significativa. As exportações de carnes ocupam a 6ª colocação no ranking dos principais produtos exportados pelo Brasil.
A lista de produtos brasileiros exportados é extensa.
A seguir, separamos os 10 produtos brasileiros mais exportados, de acordo com o MDIC, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
A soja representa 12% das exportações totais do Brasil. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, atrás apenas dos Estados Unidos. O grão é cultivado e exportado do Brasil. Em 2019, pesquisas mostram que 79% do total das exportações de soja foram para a China como principal destino. O estado que mais exportou soja foi Mato Grosso.
Em segundo lugar, o petróleo é um dos itens mais exportados do Brasil. O principal destino das exportações de “petróleo bruto” é a China com 64%, seguida dos Estados Unidos com 13%. Em 2019, o Rio de Janeiro foi o estado que mais exportou petróleo.
O item que garante o terceiro lugar na lista é o minério de ferro e seus concentrados, que têm como destino principal a China. As exportações de ferro representam 9,9% do total das exportações brasileiras. As exportações de minério de ferro aumentaram 9,7% em relação a 2018.
A celulose ocupa a 4ª colocação no ranking das exportações brasileiras. Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro que mais contribuiu para esse resultado.
Os grãos de milho geraram receitas de exportação de US $ 7,34 bilhões no Brasil em 2019. A participação do produto nas exportações brasileiras foi equivalente a 3,3%. Os destinos das exportações de Milho em Grãos são muito variados, sendo: Japão com 16%, Irã com 14% e Vietnã com 9,1%.
As exportações brasileiras de carne bovina ocupam a 6ª posição na lista dos produtos mais exportados.
As exportações brasileiras de carne bovina congelada, in natura ou resfriada somaram 2,9% em 2019. Os principais destinos das exportações de carne bovina foram: China e Hong Kong, com 41% e 11% respectivamente, mas os destinos são bastante variados.
Com participação de 2,8% nas exportações para o Brasil, a carne de frango está entre os produtos mais exportados pelo Brasil. Os destinos das exportações brasileiras de carne de frango são: China, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, entre outros.
Os demais produtos manufaturados ocupam a 8ª colocação no ranking das exportações brasileiras.
O farelo de soja também é um produto amplamente exportado pelo Brasil. Representando um total de 2,6% das exportações do Brasil. Mato Grosso é o estado brasileiro que mais exporta farelo e resíduos da extração do óleo de soja.
O café ocupa a 10ª posição entre os produtos mais exportados pelo Brasil. O estado de Minas Gerais é o maior exportador de café do país. Os principais destinos das exportações de café são Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão.
© 2021 MAKTUB | Estava escrito - Todos os direitos reservados.